Decidi começar as ROTAS escrevendo por um lugar incrível no extremo norte do estado do Espírito Santo. Itaúnas, que durante o mês de julho se transforma na capital nacional do forró, fica a aproximadamente 280 Km da cidade de Vitória, capital capixaba.

O QUE FAZER 

Além do forró, o lugar conta com outros atrativos. Possivelmente o principal é a suas famosas dunas, que proporcionam um espetacular pôr do sol e nascer do sol. Este último, muito prestigiado pelos “forrozeiros” que frequentam a vila em época de festivais e que fazem um verdadeiro “baião” ao nascer do grande astro.

A vila e todo o parque ainda se encontram em um sítio “Costa do Descobrimento” que foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Vale destacar, também, a praia que na maioria das vezes é de águas mornas, o Rio Itaúnas e se estiver com um pouco mais de tempo a ida até Riacho Doce, outro “lugarzinho” a aproximadamente 15 Km de Itaúnas na divisa entre o estado da Bahia e o Espírito Santo.

QUANDO IR:

Itaúnas faz muito calor quase que o ano todo, mas é recomendado ir entre os meses de Dezembro e Fevereiro para aproveitar o verão e seu calor. Para os amantes do Forró, o FENFIT, Festival Nacional de Forró, que já revelou grandes nomes do gênero como Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino, acontece sempre nos meses de Julho. Vale lembrar que é uma semana de festival, então é bom ir preparado para dançar muito.

Nos meses de Outubro vem acontecendo um outro festival, porém de Reggae, um outro estilo de música muito escutado na vila. Para os amantes apenas de forró, há outras opções de “xote” mesmo nesse festival.

itaunas-es-2-2
Amanhecer nas Dunas de Itaúnas

ONDE FICAR 

A vila possui uma quantidade considerada de pousadas, hotéis e campings desdes os mais simples até os mais luxuosos. Uma dica é se programar com muita antecedência caso deseja ir em alta temporada, uma vez que a procura é muito grande. O lugar ainda possui diversos restaurantes de ótima qualidade.

COMO IR

Caso chegue de avião no Espírito Santo, a ROTA é ir 250 Km pela BR 101 norte até o trevo de Conceição da Barra. Após virar a direita e andar por aproximadamente 10 Km de estrada asfaltada vire a esquerda e ande por 17 Km de estrada de terra até a vila mágica.  Vale lembrar que existe ônibus de linha saindo de Vitória passando em frente ao aeroporto com destino a Itaúnas ou Conceição da Barra. Caso tome o ônibus com o último destino, lá possui outra linha com destino a Itaúnas.

20151010_172301

Rota dos Comentários, deixe o seu!

34 Comentários

  1. Itaúnas é um lugar fantástico, sou até meio suspeita pra falar, mas não tem como não amar esse lugar, as dunas, a praia, a vila, tudo é lindo. Supeeeeeer indico rs!!!!

    • Virada de ano eu não tive a oportunidade de passar por la ainda não, mas o FENFIT (Festival Nacional de Forró) é sensacional! Super indico! Continue acompanhando o site e veja ROTAS fantásticas pelo Brasil.

  2. Boa dica, mostrado a cultura do lugar, já estive em Itaunas também indico, visite Itaunas não irar se arrepender, lugar lindo .

  3. Parabéns, e um grande incentivo, valorizar nosso espírito Santo. Que temos muitos lugares lindos no nosso estado. Já estou curiosa pra próxima rota!!! ????????????

  4. Vale a pena conhecer esse cantinho mágico do Espírito Santo! Lugar de energia incrível….
    Ps: Ótimo texto, boas dicas, parabéns!!

Deixe o seu comentário!