Se você está com viagem marcada para o Maranhão não deixe de ler esse post. Muitas pessoas imaginam Maranhão e logo lembram dos famosos Lençóis Maranhenses. Claro, aquele lugar é fantástico, mas calma, ao contrario do que alguns parlamentares falaram, que “A única coisa boa do Maranhão é o presidio de Pedrinhas”, o estado do Maranhão tem lugares bonitos sim! E olha que não chegamos, ainda, a ir a todos eles.

Um desses lugares incríveis é a cidade de Alcântara. Essa cidade tem suas peculiaridades e merece ser visita quando você estiver de passagem pelo estado, principalmente quando permanecer na capital São Luís. Se você localizar-se na capital, a cidade fica do outro lado da baía de São Marcos. Tomando um catamarã no Cais da Praia Grande você gastará aproximadamente 1 hora e meia até a cidade. Se der sorte, passará próximo aos gigantes navios que saem do porto de Itaqui, um dos maiores portos do mundo.

Como a cidade de São Luís é uma das cidades com maior amplitude de maré do mundo e ela é seu ponto de partida, o recomendado é você um dia antes do passeio perguntar no cais os horários de partida e de volta da cidade de Alcântara.

20161006_125455
Rua da cidade de Alcântara

Alcântara é uma cidade bastante inusitada. Se você gostar de história gostará bastante da urbe. O centro é tipico de cidades portuguesas coloniais. Os azulejos em algumas paredes das casas ajudam a refletir o calor que castiga a cidade.

Por citar o calor, vale lembrar que a cidade situa-se a dois graus ao sul da Linha do Equador. Resumindo, o sol castiga em Alcântara. O protetor solar é indispensável. Vale lembrar que na maioria dos dias o comércio da cidade fecha ao meio dia. O motivo? Calor.

20161006_112023
Replica em tamanho original de um foguete

Por se situar a dois graus da linha do equador, Alcântara possui a base de lançamentos de foguetes espaciais da aeronáutica brasileira. Não é possível visitar a base, entretanto o museu ainda esta disponível para visitação e a visita é fantástica. O museu possui até algumas replicas de tamanho original de foguetes.  Você pode ter ainda a sorte de estar na cidade no dia de algum lançamento, alguns deles podem ser visto até da capital São Luís.

A economia da cidade de Alcântara girava principalmente na produção de cana-de-açúcar e algodão. A mão de obra escrava era muito explorada na região. Quando a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel em 1888 a cidade de Alcântara a reconheceu apenas em 1889 onde começou o processo de decadência. Os casarões dos barões da época ainda existem junto com outros dois casarões. Esses seriam construídos para abrigar o Imperador Dom Pedro que tinha viagem marcada para a cidade. Como o mesmo cancelou a viagem, os casarões, um do partido conservador e outro do partido liberal, se encontram inacabados.

20161006_114125
Ruínas do casarão do Partido Conservador
20161006_121904
Ruínas do casarão do Partido Liberal

O preço da passagem por trecho de São Luís para Alcântara é de R$ 15,00

Infelizmente não sabemos uma média do preço do almoço na cidade. Quando a visitamos não deu tempo para almoçar nela por conta da maré que já estava abaixando.

DICAS:

  • Leve bastante água.
  • Devido à maioria das ruas serem irregulares, de pedras, é recomendado ir de tênis.
  • Se você sente enjoo quando anda de barco é aconselhável tomar um remédio antes de embarcar para a cidade. O trajeto pela Baía de São Marcos pode balançar muito.

Abaixo o vídeo completo da cidade:

 

As ruas tradicionais, as igrejas, o calor e muito mais fazem de Alcântara uma ROTA LEGAL!

 

Rota dos Comentários, deixe o seu!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!