Você com certeza deve se lembrar das aulas de História do Brasil onde numa determinada parte foi explicada sobre o Ciclo do Ouro Brasileiro. O ouro descoberto na região de Vila Rica nas Minas Gerais foi por muito tempo o cargo chefe da economia brasileira. Talvez o que você não se lembra é por onde todo esse ouro era exportado, já que a região mineradora está localizada no interior do país. Uma pena, porque a localidade de Paraty é belíssima. Deve ter encantado, também, os europeus da época.

20161015_111403-1
Cidade de Paraty

A cidade de Paraty no litoral sul fluminense foi fundada no século XVII, chegou a possuir até 250 engenhos de cana-de-açúcar, mas se destacou mesmo por ser a cidade-porto por onde era escoado o ouro brasileiro para a Europa. A cidade ainda guarda algumas das características dessa época. As pedras pé-de-moleque no Centro Histórico e o sistema de esgoto da época são peculiares.

Como Paraty é uma cidade bastante antiga, ela não possuía um sistema de esgoto tratado. O que fez as autoridades tomarem uma medida inusitada. As pessoas faziam as suas necessidades e as jogavam nas ruas. Quando as marés subiam e tomavam as ruas, os dejetos eram levados para o mar. Mas acalma-se, atualmente a cidade já conta com um sistema de esgoto tratado.

20161015_101855
Rua com pedras pé de moleque

Paraty ainda possui belas cachoeiras como a Cachoeira Poço do Tarzan e Cachoeira do Tobogã. Essa última para os amantes de esportes. Você consegue descer deitado, sentado ou até em pé pela pedra onde escorrem as águas da cachoeira. Bem legal o passeio. Diariamente saem do cais de Paraty escunas com destinos a ilhas e praias um pouco afastadas da costa, entretanto são belíssimas. As águas são incrivelmente transparentes o que propicia a pratica de mergulho. A baía da cidade conta com aproximadamente 65 ilhas e 100 praias.

20161014_144838
Cachoeira Poço do Tarzan e do Tobogã

Vale a pena visitar a Mini Estra Real também. O parque temático representa a Estrada Real desde Ouro Preto até Paraty em miniaturas. Replicas que compões a Rota do Ouro que contam a história de um jeito diferente.

O alambique Engenho D’Ouro fica localizado próximo às cachoeiras citadas. O alambique produz cachaça artesanal e está apto a receber visitação com direito a degustação. Lá eles te explicaram todo o processo de fabricação da cachaça e se você der sorte no dia da visita, poderá ver todo o processo sendo feito.

dsc03024
Parque Temático Mini Estrada Real

Se você estiver na capital fluminense, tome a rodovia Rio x Santos, após passar pela cidade de Angra dos Reis você chegará à belíssima Paraty. Vale lembrar que a rodovia possui muitos radares, porém as paisagens são incríveis. Caso você esteja no litoral paulista à cidade fica após Ubatuba.

Paraty recebe ao longo do ano algumas atividades culturais e festivais. Cabe destacar a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) onde grandes nomes se encontram na cidade todos os anos, Festival do Camarão, Festival da Cachaça e o MIMO Festival.

 

Abaixo está o vídeo completo sobre a cidade.

 

 

Por possuir belas praias, ilhas, cachoeiras dentre outras coisas, Paraty é uma ROTA LEGAL!

Rota dos Comentários, deixe o seu!

2 Comentários

Deixe o seu comentário!