Imagina um lugar fantástico, imaginou os Lençóis Maranhenses. Ficamos pouco tempo nesse paraíso, pouquíssimo tempo dado tamanha beleza que podíamos ter explorado. Foram dois dias incríveis, mas com gostinho de quero mais. Já vale a dica, se for para os Lençóis Maranhenses, tente estender um pouquinho mais a sua viagem e conheça a Rota das Emoções. Não chegamos, ainda, a fazer essa ROTA, mas ela esta nos nossos planos. Já pelos Lençóis da para perceber o quão belo ela é. A Rota das Emoções além de passar pelos Lençóis, se estende pelo Delta do Parnaíba no estado do Piauí, Jericoacoara e Fortaleza no estado do Ceará.

Os Lençóis Maranhenses é um destino para os amantes de aventuras e para os que gostam de apreciar as belezas naturais. O parque engloba ecossistemas como a restinga, manguezal e o maior campo de dunas do Brasil. Apresenta ainda características do Cerrado, Caatinga e até da Amazônia, segundo o ICMBio. O processo de desertificação é característico da região e é impressionante como ele afeta as comunidades e a vegetação ao longo do Parque. É possível ver ao longo do Rio Preguiças mangues que sofreram a desertificação por exemplo.

20161009_164636
Comunidades ao longo do Rio Preguiças afetadas pelo processo de desertificação

O parque é o principal destino turístico do estado do Maranhão, é conhecido no mundo todo, não é atoa a quantidade de turistas estrangeiros que o visitam. A principal cidade e porta de entrada do parque é Barreirinhas. A cidade conta com uma boa estrutura de hospedagens e restaurantes as margens do Rio Preguiças. É de lá também que saem vários passeios pelo parque, eles vão desde voos panorâmicos com aviões monomotores até passeios em quadriciclos pelas dunas.

Se você estiver em São Luís, capital do estado do Maranhão e lugar mais perto com o aeroporto estruturado, e queria alugar um carro, o caminho para a cidade de Barreirinhas e o Parque do Lençóis é pela BR 135 até a localidade de Bacabeira, de lá é preciso pegar a rodovia MA 402 até a rodovia MA 225 aonde se chega à cidade de Barreirinhas. Todo o trajeto é de aproximadamente 250 km. Vale lembrar que no próprio aeroporto de São Luís não é difícil encontrar agências de vans que levam até os lençóis. O valor é de aproximadamente 50 reais.

20161009_104149-1
Dunas dos Lençóis Maranhenses

Nesse ambiente é indispensável o veículo 4×4 para vencer o solo arenoso. Um guia nativo também, só é permitido entrar no parque acompanhado de um guia. O parque é muito grande e se perder em suas gigantescas dunas é a ultima coisa que você vai desejar nesse paraíso.

Estávamos em um grupo de oito pessoas e logo fomos saber dos passeios. Como fomos em um final de semana, chegamos no sábado por volta de meio dia, corremos para tentar aproveitar o sábado ainda. Depois de muita busca conseguimos fechar com uma agencia o valor de aproximadamente 850 reais para oito pessoas os seguintes passeios:

Sábado: 13 horas um veículo 4×4 nos pegaria no hotel e nos levaria para conhecer todos os grandes lençóis e suas lagoas (pena que a maioria estava seca na época). O pôr do sol é algo inenarrável nas dunas. Não deixe de ir. Leve bastante água e protetor solar.

Os melhores meses para visitar as lagoas do parque é entre junho e setembro, esse é a época que as lagoas estão mais cheias.

Domingo: Um barco já estaria nos esperando às 8 horas da manhã para um passeio de um dia inteiro pelo Rio Preguiças. Saímos de Barreirinhas, passamos por Vassouras, alimentamos o seus tradicionais Macacos Prego, e chegamos à praia de Caburé. Após o almoço em Caburé ainda seguimos para a comunidade de Mandacaru.

20161009_143610
Passeio de Quadriciclo pelas dunas

O valor compensou muito. Vale uma dica: só conseguimos esse valor por causa da quantidade de pessoas. Depois de “chorar” muito na agência conseguimos até um barco e um carro privativo para as oito pessoas fazerem os passeios mais tranquilos.

Na comunidade de Caburé você vai encontrar várias pessoas alugando quadriciclos para andar nas dunas. Nós aconselhamos, caso você queira fazer esse passeio, deixar para fazer o mesmo após o almoço. Estará bem mais barato. Antes do almoço eles cobravam 100 reais à hora depois do almoço cobraram 70 reais. Claro, sempre é valido aquele “chorinho”.

20161009_173547
Pôr do sol no Rio Preguiças

O almoço na comunidade de Caburé tem vários preços, mas consegue-se um almoço bom por 300 reais para 4 pessoas. Já na cidade de Barreirinhas se você preferir se alimentar na praça beira rio você pagará mais caro. Ainda na cidade de Barreirinhas, ponto de partida para os Lençóis, é possível achar pousadas com diárias de até 150 reais para duas pessoas.

 

Abaixo um vídeo em nosso canal no YouTube mostrando belezas da capital do Maranhão e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

 

Os Lençóis Maranhenses são indiscutivelmente uma ROTA LEGAL!

Rota dos Comentários, deixe o seu!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!