São Luís, assim como Teresina a capital do estado do Piauí, está localizada na mesorregião nordestina Meio Norte. A cidade ainda possui algumas curiosidades, dentre elas a sua fundação. No século XVI a França não reconhecia o Tratado de Tordesilhas, que divida o mundo em duas regiões, uma portuguesa e outra espanhola, e invade o Brasil. Constitui primeiro a França Antártica onde hoje esta localizada a cidade do Rio de Janeiro e após ser expulsa estabelece a França Equinocial, onde hoje se localiza a cidade São Luís. Ao contrário da cidade do Rio de Janeiro que tinha sido descoberta e fundada pelos portugueses em 1502, a urbe é a única cidade brasileira que foi fundada por franceses, isso no ano de 1612. O nome São Luís foi uma homenagem ao então rei da França, Luís XIII. A cidade é ainda junto com Florianópolis e Vitória, capitais de Santa Catarina e Espírito santo  respectivamente, uma ilha. Esta situada entre as baías de São Marcos e São José do Ribamar

20161004_174602-1
Pôr do sol na Avenida Litorânea

Portugal consegue expulsar os franceses em 1621 e passa a dominar a região. Sofre com invasões holandesas até 1644, onde estabelece a autonomia da região.  Essa região era muito visada por sua localização estratégica e por possuir um clima apto para a produção de cana de açúcar e algodão.

O centro histórico da cidade é belíssimo. Tanto que é tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico, seu conjunto arquitetônico lembra um passado de bonança dos barões da época. Seu conjunto arquitetônico engloba vários casarões, palácios e igrejas onde na maioria deles o azulejo português predomina. Este era colocado para refletir os raios solares e dar uma sensação menor de calor. Vale lembrar que a cidade fica bem próxima da linha do Equador, logo o sol castiga.

20161005_141317
Ruas do Centro Histórico da cidade

São Luís é o primeiro destino dos turistas que vão ao estado do Maranhão, principalmente para aqueles que vão para os Lençóis Maranhenses. Entretanto, muitas pessoas não ficam ao menos um dia para conhecer a cidade e suas belezas.

São Luís é considerada a capital do reggae, possui uma comunidade negra muito grande, comparada até com Salvador e Rio de Janeiro. Seu centro histórico deve ser explorado em um dia, tamanha a beleza e as opções. Nele você pode visitar o Palácio dos Leões, Igrejas, Casarões dentre vários outros atrativos. É possível almoçar no centro histórico por 10 reais.

img_20161005_182307
Palácio dos Leões. Sede do governo do estado

Vale lembrar que a culinária da cidade é na maioria a base de frutos do mar, principalmente de camarões. Experimente o arroz-de-cuxá, um prato típico da cidade.

A média das diárias de hotéis na cidade é de 130 reais. As passagens de ônibus em são Luís custam R$2,90.

 

VISITE EM SÃO LUÍS:

Centro Histórico

Palácio dos Leões

Avenida Oceânica e veja o seu belíssimo pôr do sol

Espigão (Pôr do sol inenarrável)

Faça um passeio de barco pela baía de São Marcos ( Lembre-se que São Luís é uma das cidades com maior amplitude de maré do mundo. Consulte as empresas antes de fazer esse passeio.)

Casa do Maranhão

 

Abaixo o vídeo em nosso canal no YouTube, nele falamos sobre a capital São Luís e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

 

É possível fazer a maioria desses passeios em um dia. Conheça São Luís, a capital do estado do Maranhão é uma ROTA LEGAL.

Rota dos Comentários, deixe o seu!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!