Foi no ano de 1974 que o Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem foi fundado próximo à localidade de Pedro Palácios na cidade de Ibiraçu, aproximadamente 50 km de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. A região do Morro da Vargem é um local de Mata Atlântica, que por muito tempo vem sedo explorada pela Agricultura. O mosteiro, desde a sua fundação, vem pautando a preservação do local e buscando recuperar espécies do bioma que antes existia ali.

Para aqueles que trafegam pela BR 101, na altura no Km 217, é fácil perceber a Praça Torii com seu portão e seus budas. A mesma foi criada no ano de 2004 para celebrar os 30 anos de fundação do mosteiro. O portão marca um o diálogo entre as culturas ocidental e oriental. Já os 15 budas colocados lado a lado, representam a serenidade que devemos ter nas horas mais adversas da vida. Ainda na praça, existe o Jardim Zen, o maior da modalidade no Ocidente, as pedrinhas menores representam o movimento da água e as pedras maiores as suas ilhas.

DCIM100GOPROGOPR0391.
Vista do Morro do Picuã

A Praça Torii fica aberta diariamente e constantemente é possível ver pessoas que a visitam para conhecer e tirar fotos. Já o Mosteiro é aberto para visitação apenas aos domingos das 08h até às 12h. Vale lembrar que a visitação é gratuita. É possível agendar uma visitação durante a semana pelo site do mesmo. O mosteiro recebe muitos retiros e visitas de alunos e professores de escolas da região.

As ações de preservação ambiental sempre foram uma marca importante dos monges do mosteiro. Para a tradição budista, preservar a natureza e os seres vivos que nela habitam é fundamental. O mosteiro esta inserido em uma área de aproximadamente 150 Hectares, destes 140 são para a recuperação da Mata Atlântica. Os outros 10 são de jardins, templos e para a agricultura de subsistência. Além disso, o local é considerado um Santuário Ecológico, já foram plantado mais de 200 mil espécies de árvores, dentre elas Jacarandás e Jequitibás.

DCIM100GOPROGOPR0357.

No mosteiro é possível fazer trilhas, dentre elas a do morro do Picuã, que no seu topo tem uma vista incrível. Ainda é possível passar pelo espaço cultural, onde é possível admirar outra vista fantástica. Vale lembrar que é expressamente proibido tomar banho na piscina que existe próximo ao espaço cultural.

O mosteiro conta com uma boa estrutura, com templos, jardins, dormitórios, áreas de uso múltiplo dentre várias outras esperando por você.

DCIM100GOPROGOPR0452.
Vista do Espaço Cultural. É extremamente proibido tomar banho nessa piscina.

O melhor jeito de chegar no local é de carro. Partindo de Vitória tome a BR 101 sentido norte, alguns KM depois da cidade de Fundão você verá o portão e os budas da Praça Torii. Da praça você percorre aproximadamente 2 KM até a entrada do mosteiro, vale lembrar que a estrada até a entrada é muito estreita e com várias curvas, tome cuidado! Após chegar na entrada, passar seus dados para o funcionário da portaria, é só apreciar o lugar e suas fantásticas paisagens.

Conheça o Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem!

Abaixo o nosso vídeo no canal do YouTube.

Rota dos Comentários, deixe o seu!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!