Natal, capital do Rio Grande do Norte está numa posição geográfica muito estratégica perante ao mundo, isso ninguém pode discordar, nem mesmo os americanos que utilizaram a base militar Barreira do Inferno durante a segunda guerra mundial. A cidade, entretanto, está muita bem posicionada no mapa do Brasil, próximas de outras cidades interessantes, como João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Com certeza, em uma outra ocasião iremos ficar hospedados na capital paraibana para conhecermos mais ainda, mas por hora fomos nos seus principais pontos turísticos, que são belíssimos e importantes.

DCIM100GOPROGOPR2663.
Ponta do Seixas, o lugar mais ao leste das Américas

 

Na verdade o nome da cidade não era João Pessoa. Assim como São Paulo e Rio de Janeiro, o estado da Paraíba tinha sua capital com o mesmo nome da unidade federativa, ou seja, Paraíba estado e Parahyba capital. Mas por que João Pessoa, então?  João Pessoa era sobrinho de um ex-presidente brasileiro, Epitácio Pessoa, mas, mais que ser sobrinho de um ex-presidente, João lutava por melhores condições de seu estado e para o seu povo.  Talvez por isso tenha sido escolhido para ser vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas em 1930, representando o Norte-Nordeste e Getúlio o Sul do Brasil. Acabaram perdendo a eleição para o candidato governista Júlio Prestes. Há quem afirme que após a morte de João Pessoa por adversários políticos, na cidade de Recife, capital pernambucana, tenha incentivado a Revolução de 30, onde Getúlio deu um golpe de estado e assumiu a presidência do Brasil. Após a sua morte, a capital do estado da Paraíba, foi mudada para João Pessoa em homenagem a esse importante personagem e político paraibano.

João Pessoa fica a 2 horas de carro de Natal, aproximadamente 190 Km de distância. Pode ser considerada uma cidade “forrozeira”, aonde você vai na cidade, seja em bares, restaurantes, barracas, lá está ele, o estilo musical muito característico da cidade. Bem próximo da uber está Campina Grande, a cidade que dizem ter o maior São João do mundo, para sabermos, só indo lá mesmo, mas esse será um outro post.

DCIM100GOPROGOPR2679.
Praia de Cabo Branco

O centro de João Pessoa está cheio de prédios, praças e igrejas muito bonitas, como a Igreja do Carmo e de São Francisco de Assis. É na cidade, também, que o sol nasce primeiro e, claro, se põem primeiro. Dizem que na Ponta do Seixas, o lugar mais ao Leste das américas o sol já está raiando por volta das 4:10 da manhã, as 5:50 já tem pessoas na praia se bronzeando. As praias de Tambaú e Cabo Branco são ótimas para se refrescar do calor da Paraíba. Ainda na Ponta do Seixas não deixe de provar o sorvete de caipirinha, um sabor bem diferente, mas bem “gostoso”.

Apesar de o pôr do sol ser mais cedo na capital paraibana, isso não o torna menos bonito que os outros. Pelo contrário, dizem que o pôr do sol na Praia do Jacaré é um dos mais bonitos do Nordeste. Na verdade a Praia do Jacaré não é uma praia, é um rio, o Rio Paraíba. Foi batizada de praia pelos nativos da região que antigamente ao ver os hidroaviões pousarem no rio, enxergavam na sombra do avião a figura de um jacaré e quando os mesmo pousavam no rio formavam ondas, daí o nome Praia do Jacaré. Que ele é bonito nós não temos dúvidas, mas o que o torna mais interessante é o Bolero de Havel. O Jurandy toca um bolero no saxofone tornando o pôr do sol ainda mais agradável.

DCIM100GOPROGOPR2809.
Pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero

Como não ficamos hospedados na cidade de João Pessoa não vamos divulgar os preços dos hotéis da cidade. Isso vai ficar para o post exclusivo que faremos em breve sobre a cidade. Fomos de Natal para João Pessoa com a empresa Natal Beach e SMG Turismo. O valor do almoço fica em média 40 reais por pessoa.

João Pessoa merece estar em sua Rota porque a cidade sem dúvida é uma ROTA LEGAL

Abaixo veja o vídeo do nosso canal no YouTube

 

Rota dos Comentários, deixe o seu!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!